Fisco alerta: há uma mensagem falsa a circular em seu nome

Um falso e-mail foi enviado na madrugada desta quarta-feira para as caixas de correio electrónico dos contribuintes, sob o título «Fisco aperta Gestores e Clientes - Incumprimento Fiscal é Crime». A mensagem surge como tendo sido enviada pelo Fisco, mas não foi.

O alerta parte da própria Direcção-geral dos Impostos (DGCI), que publica no seu site um aviso aos contribuintes: «Chegou ao nosso conhecimento que durante a madrugada de hoje (cerca das 4H00) foi enviada a um número significativo de contribuintes uma mensagem, utilizando o endereço electrónico da Direcção de Serviços de Cobrança da Direcção-Geral dos Impostos (dscobranca@dgci.min-financas.pt), sob o título "Fisco aperta Gestores e Clientes - Incumprimento Fiscal é Crime", com hiperligações a endereços electrónicos alheios à DGCI», refere.

A DGCI «alerta todos aqueles que receberam a referida mensagem para o facto de a mesma ser falsa e constituir uma mensagem de Phishing, uma técnica ilegal que simula um site com o objectivo de roubar informações pessoais (tais como senhas e números de cartão de crédito, ao pretender passar por uma pessoa ou uma entidade confiável, enviando uma comunicação electrónica oficial) ou de tentar instalar um vírus no seu computador».

A Direcção-Geral dos Impostos «lamenta esta utilização fraudulenta do seu nome, aconselhando a imediata eliminação da mensagem em causa» mas não avança quantos são os contribuintes atingidos, do universo de três milhões.

O Ministério das Finanças apresentou queixa na Polícia Judiciária, que está a investigar o caso. É a primeira vez que um ataque deste género ocorre em Portugal, contra contribuintes, mas este tipo de técnica é frequentemente usada contra clientes bancários.

Ver artigo

FONTE: DGCI
AUTOR: NI

0 comentários:

Enviar um comentário