Estado perde impostos com integração do Finibanco no Montepio

Instituição de crédito do grupo Finibanco vai ser integrada na Caixa Económica do Montepio, que está isenta de IRC. O Estado fica sem a receita deste imposto

Caso a OPA do Montepio sobre o Finibanco tenha sucesso, o Estado vai deixar de contar, entre as suas receitas fiscais, com o IRC da instituição bancária do grupo liderado por Humberto Costa Leite.

É que, de acordo com o plano de negócios, o Finibanco SA (a instituição de crédito) será integrado na Caixa Económica do Montepio, que, tal como a associação mutualista, está isenta de imposto sobre lucros empresariais.

Os relatórios e contas mostram que os últimos dois anos foram de prejuízos para o banco do Finibanco, mas em 2006 e em 2007 a instituição pagou, respectivamente, quatro e nove milhões de euros de IRC, um referencial de receita que o Estado vai perder, definitivamente, se a OPA avançar.

.
FONTE: JORNAL DE NEGÓCIOS
.

1 comentário:

  1. Penso que se deverá acrescentar que de facto o Montepio está isento de IRC, como associação mutualista que é, mas os seus proprietários, ou seja, os associados da Caixa Económica, beneficiários dos lucros gerados por esta, não estão isentos e são tributados em sede de IRS.

    Pelo exposto, e atendendo a que a tributação em sede de IRS é superior à taxa de tributação efectiva da Banca, tenho dúvidas que hája uma perda de receita para o Estado.

    ResponderEliminar