Apoios à contratação de jovens sofrem cortes

Isenção de contribuições para a Segurança Social passa de 100% no primeiro ano para 75% no segundo e 50% no terceiro

O Governo vai cortar nos apoios à contratação de jovens desempregados ou à procura de emprego. As empresas vão deixar de estar isentas de contribuições à Segurança Social, passando de 100% no primeiro ano para apenas 75% no segundo e 50% no terceiro, segundo o jornal «Público».

Se, até agora, as empresas que assinassem contratos sem termo com jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego até aos 35 anos ficavam isentas destas contribuições durante três anos ou então podiam optar por receber um apoio de 2.500 euros aquando a contratação, ficando isentas durante dois anos, as regras vão agora mudar e passam a afectar apenas jovens até aos 30 anos.

Mais: os apoios directos em dinheiro vão deixar de existir.

No que toca aos apoios à contratação de desempregados de longa duração, a novidade é que o recrutamento daqueles que têm mais de 35 anos e estejam sem trabalho há 12 meses ou mais faz com que as empresas fiquem totalmente isentas de contribuições no primeiro ano. Só que, nos anos seguintes, o apoio vai sendo sucessivamente reduzido, na mesma ordem do que acontece com os jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego.

Esta medida consta de um pacote de apoios ao emprego ontem discutido com os parceiros sociais. O Governo quer também impedir que as empresas despeçam trabalhadores depois de decretarem o lay off.

.
.

0 comentários:

Enviar um comentário