Erro da Segurança Social torna mulher rica e retira-lhe apoio

Rosa nem queria acreditar: a prova de rendimentos preenchida por uma técnica da Segurança Social da Trofa fá-la dona de um património superior a 100 mil euros. O erro foi o suficiente para ficar sem o Rendimento Social de Inserção e o abono dos três filhos.

"Quem me dera ter esse dinheiro, que não precisava de estar à mercê da Segurança Social", desabafa Rosa Barbosa, enquanto desfia as despesas que já não consegue suportar. "Devo a renda, a luz, a água... De um momento para o outro, estou sem luz e sem água", receia.

Deixou de poder pagar os gastos no mês passado, quando o Rendimento Social de Inserção (RSI), no valor de 473 euros, não chegou. "Liguei para Lisboa e disseram-me que foi cancelado por causa da prova de rendimentos", conta, ao JN.

No documento, preenchido há três meses na Segurança Social da Trofa, onde Rosa reside com três filhos menores, um "sim" no campo respeitante ao património mobiliário do agregado familiar atesta que este é detentor de "valores depositados em contas bancárias, acções, fundos de investimento, títulos de dívida pública ou outros valores mobiliários num total superior a 100.612,80 euros". Ou seja, mais de 200 vezes o valor mensal que Rosa aufere de RSI..."Foi um erro deles", afirma.

"Quando disse a um estagiário que não sabia ler nem escrever, ele mandou-me para a técnica. Ela preencheu no computador e deu-me uma cópia, mas, para mim, estar a olhar para isso e para um boneco era a mesma coisa. Pensei que, sendo preenchido por uma técnica, estava bem. Ela conhece bem a minha situação. Como não sei ler nem escrever, confiei nela. Só sei assinar o meu nome. E mal", explica Rosa Barbosa.

Em Dezembro, confrontada com a suspensão do Rendimento Social (de que é beneficiária há vários anos) - a que depois se somou o abono dos filhos, de 230 euros -, dirigiu-se à Segurança Social, onde reconheceram o erro e lhe deram para assinar um documento em que declara não possuir bens avaliados em mais de 100 mil euros. "Disseram-me que ia ter o RSI em Dezembro, quando todas as outras pessoas o recebessem, mas a declaração não valeu de nada. Passei o Natal sem nada para os miúdos", lamenta.

.
.

0 comentários:

Enviar um comentário